HABILIDADES DO ENGENHEIRO DO FUTURO

Habilidades para o engenheiro do futuro

O World Economic Forum publicou um artigo em 2020 que revela as 10 principais habilidades para os profissionais do futuro.

  • Pensamento analítico e inovação

  • Proatividade e estratégias

  • Solução de problemas complexos

  • Análise e pensamento crítico

  • Criatividade, originalidade e iniciativa

  • Liderança e influência social

  • Tecnologia aplicada, monitoramento e controle

  • Programação e design de tecnologia

  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

  • Raciocínio, resolução de problemas e ideação

Dentre as habilidades destacadas podemos categorizar em 4 tipos, Solução de problemas, Autoconhecimento ou Auto-controle, Trabalho em equipe e Tecnologia aplicada.

Dois deles estão ligados a inteligência interpessoal e intrapessoal e que são os mais difíceis de se lidar e de aprender, são os mais complexos devido ao ser humano gostar de complicar tudo.

 Os dois relacionamentos, tanto interpessoal quanto o intrapessoal são de extrema importância, são habilidades de relacionamento que fazem total diferença na vida, ninguém nasceu pra ser sozinho, mas para viver em sociedade é preciso saber lidar consigo e com os outros.

Intrapessoal

Como esta habilidade está ligada ao profissional de engenharia? A questão é levantada pois no setor de construção civil os desafios são maiores, trata-se de saber lidar com situações e pessoas que por diversos motivos, não querem se engajar, não querem aderir a novos formatos, nem com tecnologia, nem com comprometimento.

Não basta ter que lidar com profissionais que encontram-se na era pré-digital, ainda necessita lidar com os próprios pensamentos e emoções. Saber lidar com o ego é uma tarefa um tanto complexa que para o profissional que não se conhece.

A agilidade emocional estudada por Susan David é uma das principais habilidades, não só para engenheiros, mas também para toda e qualquer pessoa. Ter a flexibilidade para conseguir se moldar, se abrir ao novo, tudo o que é ou está rígido acaba sentindo mais os golpes.

Qual a diferença entre um poste de concreto e um bambu? Imagine um poste de concreto, se um carro bate, ele sente toda a pancada, devolve um amassado, ou às vezes pode até quebrar e cair sobre o carro, mas imagine um bambu, uma vara de pescar, se um carro bater nela por vezes vai apenas se dobrar acompanhando o movimento sem maiores danos.

Essa metáfora serve pra vida, para as pessoas, para os relacionamentos. Ter essa habilidade emocional faz total diferença.

 Interpessoal

A comunicação é uma ótima ferramenta para conseguir o que deseja, tanto na família, quanto no trabalho, na balada ou em uma reunião de negócios. Para uma comunicação mais clara e concisa podemos utilizar das ferramentas da Programação Neurolinguística  PNL.

Para um bom profissional, ou mesmo uma boa pessoa, é imprescindível a comunicação. Para que ela ocorra fluida, eficaz e assertiva é importante que nós conheçamos um pouco das pessoas que trabalham conosco e que convivem. Faça uma pequena análise das pessoas da sua família quanto a característica que elas reagem.

 Além das percepções de como os outros reagem ou se mostram através desses conceitos de PNL temos estudos da mente e como as pessoas reagem a estímulos, como um tipo de estímulo pode influenciar mais outra pessoa. No livro A Mente Influente, Tali Sharot demonstra os últimos experimentos científicos da área do cérebro quanto ao acionamento nas questões das pessoas trabalharem por recompensa ou por medo. É fato que o medo faz as pessoas trabalharem mais, mas desmotivadas. Enquanto que por recompensa a motivação entra em ação e as pessoas produzem ainda mais e se sentem muito mais satisfeitas.

O fato de influenciar as pessoas, entender como elas recebem informação, como transmitem e como reagem a esses estímulos, pode-se dizer que um dos problemas está quase solucionado, a falta de comunicação.

Solução de Problemas

Sabe-se que a maior das habilidades do engenheiro é a de resolver problemas, fomos formados e condicionados a isso.

Esta deve ser uma das principais habilidades do engenheiro do futuro ou mesmo ainda do presente, e que foi e sempre será importante em toda história, e que chamo carinhosamente de gambiarra, que nada mais é do que o poder de resolver problemas. 

Inerente à profissão, está intrínseca nas características da classe profissional, pela base da formação acadêmica. Mas deve-se tomar um cuidado para que as pessoas não sejam acionadas apenas para apagar incêndio.

Comumente o que pode acontecer e acontece no mundo da construção civil são emergências. Esse profissional está fadado ao fracasso, caso isso vire rotina. Entrando na roda do mal, em que a base de tudo é resolver apenas urgências e emergências, sem tempo para raciocinar e resolver os seus próprios problemas ou mesmo pensar, planejar e avaliar da melhor maneira possível, economicamente viável, utilizando das boas técnicas e práticas da engenharia.

 Disciplina 

Outra habilidade que percebo cada vez mais latente é a disciplina para a rotina. Durante a pandemia o ato de trabalhar de casa, remotamente, passou a ser o novo normal, cada dia mais e mais pessoas e empresas estão voltadas a isso. Não só o fato de trabalhar de casa, mas mais impactante em termos de produtividade é trabalhar de qualquer lugar. No vídeo do TED talks de Janeiro de 2020, Sam Kern conta sua jornada trabalhando pelo mundo, sendo um nômade de trabalho digital, com um laptop e muito entusiasmo ele faz seu trabalho de onde quiser. 

Em outubro de 2020 uma pesquisa de Harvard que analisou dados das pessoas que trabalham em qualquer lugar são mais produtivas do que as pessoas que trabalham de casa. Ou seja, há ainda esse movimento em que muitos estão migrando para trabalho em qualquer lugar.

Em Inglês são utilizadas as siglas WFH (Working from home) para trabalho de casa e WFA (Working from anywhere)  Trabalho de qualquer lugar. O principal dado é de que 4,4% dos trabalhos de qualquer lugar são mais produtivos. Parece pouco, mas é uma injeção de 1,3 bilhão na economia anual.

 Para este tipo de trabalho a habilidade mais importante e imprescindível é a disciplina, sem isso não será possível desenvolver um trabalho eficaz.

Rafael Paim de Campos

Dentre os trabalhos realizados como engenheiro civil, empresário e gestor de obras destaco a honestidade, a entrega das obras e trabalhos no prazo, o fato de cumprir com o prometido e não abandonar os compromissos assumidos. Responsabilidade. Com um mindset de crescimento contínuo, ajudei a desenvolver e implementar técnicas construtivas, de processos e de gerenciamento em obras, em empresas, em condomínios, prezando e buscando qualidade e alto desempenho. Utilizando-se da tecnologia para inovações, de uma forma simples e concisa.

Comments

Related posts

Search Construção Civil: Como a adoção de tecnologias pode melhorar a gestão de obras e evitar atrasos e custos excessivos
Despertando o Potencial: Mudar a mentalidade alcança a prosperidade Search