A FÓRMULA DO SABER
Muitos se perguntam por que algumas pessoas aprendem mais e mais rápido que outras? Em análises profundas sobre aprendizado e para que ele aconteça, eu cheguei na seguinte fórmula:
BRAIN = ( MEMÓRIA - ESQUECIMENTO ) x PRÁTICA
Trazendo essa fórmula para a engenharia podemos exponencializar ela através do compartilhamento, então a fórmula fica a seguinte, o cérebro do engenheiro é igual ao conhecimento, diminuído do esquecimento, multiplicado pela prática têm-se as experiências que compartilhadas tornam-se exponenciais.
A FÓRMULA DO SABER EXPONENCIAL:
(COMPARTILHAMENTO)
ENG. = ⦗ ( CONHECIMENTO - ESQUECIMENTO ) x PRÁTICA ⦘
Engenharia é o conhecimento adquirido multiplicado pela prática e que quanto mais compartilhado, eleva-se o nível. Outra ótima forma de adquirir conhecimento é através de uma técnica que tenta simplificar ao máximo um tema ou assunto que se deseja.
A Técnica de Feynman
A técnica de Feynman simplifica a vida, a forma com que as coisas devem ser transmitidas e por consequência absorvidas.
Feynman mostra em 4 passos simples como aprender qualquer assunto, do mais simples ao mais complicado, não importa o que, se você usar a técnica você também irá aprender. Não só você pode aprender qualquer coisa de qualquer tema com uma simplicidade ímpar como também essa técnica permite que você desconstrua e porventura também construa novas ideias.
1 - Primeiro passo: escreva um tema de algo que queira muito aprender, com linguagem simples anote tudo o que você sabe sobre o assunto.
2 - Segundo passo: Resuma com suas palavras.
3 - Terceiro passo: Agora é ensinar para que uma criança entenda, pois quando ensinamos também aprendemos e conseguimos entender o que está faltando da história.
4 - Quarto passo: Leia em voz alta e continue simplificando sua linguagem até o pleno entendimento.
A Técnica de Buzan
Se alguém ainda não ouviu falar de mapas mentais e mesmo nunca os utilizou, não sabe o que está perdendo. Uma poderosa ferramenta para estimular o raciocínio com criatividade. Nesse método criado pelo psicólogo e escritor Inglês Tony Buzan, podemos trabalhar as cognições do cérebro e ilustrar na prática como o nosso cérebro raciocina e trabalha em relação a qualquer assunto.
Como essa técnica tenta assimilar como o cérebro funciona, usando ela, o nosso cérebro fica feliz e o nosso raciocínio pode ir muito mais longe e registrado na memória.
No centro coloca-se um tema, assunto, ou algo que se deseja entender ou aprofundar e deste ponto são puxados ramos de palavras que têm conexão com o tema, e destas provem ramos secundários, terciários, etc., etc.
Outro ponto importante dessa técnica é ser simples e usar apenas uma palavra para cada nó ou ramificação. Assim o cérebro consegue ter mais liberdade para expandir a cada ramo e as possibilidades tendem ao infinito.
Quanto aos espaçamentos entre as palavras é importante que estejam bem próximas para que realmente o cérebro perceba a conexão imediata. No caso de um ramo mais longo pode gerar a sensação de falta de conexão.
Como na figura das leis dos mapas mentais existem algumas regras que são importantes e que quando aplicadas fazem do modelo uma ferramenta poderosa.
Como tarefa, faça um mapa mental da sua vida ou de qualquer coisa que você achar importante neste momento. Pode ser no papel mesmo ou ainda em aplicativos. treine e aplique essa poderosa técnica que com certeza vai não só abrir sua mente mas também expandi-la.
Quer entender qualquer assunto? pesquise sobre e vá criando o mapa mental. Conforme você vai aprendendo e entendendo melhor do que se está estudando, seu mapa vai modificando e suas conexões vão ficando mais fortes no cérebro e com toda a certeza nunca mais esquecerá do que aprendeu. Pegue uma folha de papel em branco e faça a tarefa agora, digite mapa mental na sua loja de apps ou no pc e baixe um, existem alguns gratuitos.
Comments